Na noite desta segunda-feira, 28 de julho, um fenômeno astronômico poderá ser observado a olho nu em todo o Brasil: o planeta Marte, conhecido como o mais próximo da Terra no Sistema Solar, aparecerá brilhando ao lado da Lua. O evento é destacado pelo site especializado Star Walk, que informa que, ao longo da semana, a Lua terá a companhia do planeta vermelho, além das estrelas Spica e Antares.
Para observar Marte, os interessados devem olhar para o céu por volta das 20h30, no horário de Brasília. O ponto avermelhado, embora pequeno, será facilmente visível ao redor do satélite natural da Terra. A utilização de binóculos ou telescópios pode facilitar a visualização do planeta.
Além do encontro entre Marte e a Lua, a noite será marcada pela Luz Cinérea, um brilho suave na parte escura da Lua, resultante da luz solar refletida na Terra. No dia 28, a Lua estará em fase de Lua Nova, com 15,72% de sua superfície visível e em crescente, o que favorece a observação do fenômeno sem que a luminosidade da Lua ofusque o brilho de Marte.