A Marinha do Brasil estendeu até a manhã desta sexta-feira (1º) o alerta de ressaca na faixa litorânea do estado do Rio de Janeiro, abrangendo as cidades do Rio de Janeiro e Arraial do Cabo. As ondas podem atingir até 2,5 metros de altura, com direção Sudeste, o que levou a Capitania dos Portos a restringir a navegação no Canal de Marapendi, na Barra da Tijuca. A medida afeta embarcações de esporte e recreio, transporte de passageiros, pesca, transporte de carga e outras embarcações isentas de praticagem.
Além do Canal de Marapendi, a restrição se estende à baía de Guanabara, baía da Ilha Grande e baía de Sepetiba, devido às condições adversas do mar e ventos com rajadas de até 30 nós, equivalentes a mais de 55 km/h. A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) está realizando a limpeza das praias afetadas pela ressaca, com uma operação especial na praia do Leblon, que deve continuar até às 21h desta quinta-feira (31).
A Comlurb já removeu 310 toneladas de areia da ciclovia, do calçadão e das pistas da Avenida Delfim Moreira, utilizando 52 caminhões. Toda a areia foi devolvida à praia, e as equipes permanecerão em alerta para possíveis novas ocorrências de ressaca nos próximos dias. O Sistema Alerta Rio prevê que a temperatura máxima nesta sexta-feira será de 27°C, com mínimas ao redor de 12°C, e não há previsão de chuvas até o próximo domingo (3).