A Marinha do Brasil anunciou, em julho de 2025, a abertura do Concurso Público para o Corpo Auxiliar de Praças (CP-CAP/2025), com 400 vagas disponíveis para brasileiros, homens e mulheres, que possuam formação técnica de nível médio. As inscrições estarão abertas até 15 de julho de 2025, e os candidatos devem ter entre 18 e 25 anos até 30 de junho de 2026, além de estarem em dia com as obrigações eleitorais e, no caso dos homens, com as militares.
As áreas contempladas no concurso incluem especialidades como Administração, Enfermagem, Radiologia, Informática, Mecânica e Eletrotécnica, com o objetivo de reforçar os Quadros Auxiliar Técnico e Técnico Industrial de Praças. A prova objetiva e a redação estão agendadas para 28 de setembro de 2025, e o exame contará com 50 questões específicas de acordo com a formação técnica do candidato.
O processo seletivo ainda incluirá inspeção de saúde, avaliação psicológica e teste de aptidão física, que abrange natação e corrida, com critérios diferenciados para homens e mulheres. A taxa de inscrição é de R$ 70,00, mas candidatos inscritos no CadÚnico ou doadores de medula óssea poderão solicitar isenção entre 2 e 7 de julho de 2025.
Os aprovados serão convocados para um Curso de Formação de Cabo, com duração média de 24 semanas, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino, no Rio de Janeiro. Durante o curso, os alunos receberão bolsa-auxílio, fardamento, alimentação e assistência médica, entre outros benefícios. Ao concluir a formação, os novos Cabos atuarão em funções técnicas e administrativas nas organizações militares, com possibilidades de crescimento profissional e promoções por mérito.