A atleta brasileira Maria Clara Pacheco, de 21 anos, conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários (JMU) 2025, realizados em Essen, na Alemanha, neste sábado (19/07). Representando o país na categoria até 57 quilos do taekwondo, Maria Clara venceu a tunisiana Chaima Toumi na final, com parciais de 3 a 2 e 5 a 3, após um dia intenso de competições.
Apesar de enfrentar problemas de saúde durante a competição, a atleta demonstrou resiliência e determinação. "Foi uma luta mais de coração. Eu estava me sentindo meio fraca, bem enjoada, mas tive que dar meu melhor mesmo com o corpo fraquejando", declarou Maria Clara, que recebeu apoio médico e da fisioterapeuta da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
Após a vitória, a atleta foi ovacionada pela torcida brasileira e pelo público alemão presente no Messe Essen. Emocionada, Maria Clara expressou sua felicidade por alcançar o objetivo de ser a primeira medalhista de ouro do evento, ressaltando a energia positiva da torcida. "É meio que me redimir, ter esse sentimento de missão cumprida", afirmou.
Além do ouro nos JMU, Maria Clara já havia conquistado uma medalha de ouro no Grand Prix de Taekwondo em Charlotte, nos Estados Unidos, em junho de 2025. O Brasil também garantiu uma medalha de bronze na categoria até 54kg, com Matheus Giilliard Gonçalves Silva, que chegou à semifinal, mas foi derrotado pelo canadense Nithan Brindamohan, futuro campeão da categoria.