A Marfrig Global Foods notificou a BRF sobre a aquisição de 58,87% do capital social da empresa, conforme comunicado divulgado no último sábado (12). A atualização da participação, que inclui ações ordinárias e derivativos, foi informada um dia após o fechamento do mercado e ocorre em meio ao processo de fusão entre as duas companhias.
Dentre os 58,87% detidos pela Marfrig, 5,11% são compostos por derivativos com liquidação exclusivamente financeira, enquanto 990,5 milhões de ações ordinárias representam a maior parte da participação acionária. Os signatários da notificação, incluindo Marfrig, MMS Participações e o MAMS Fundo de Investimento em Ações, afirmaram que a negociação não visa alterar a estrutura de controle da BRF, que já é controlada pela Marfrig.
A comunicação ao mercado se deu um dia após a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) adiar pela segunda vez a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da BRF, que discutiria a fusão. A decisão da CVM foi motivada por pedidos de acionistas minoritários, que apontaram irregularidades no processo. A nova data para a assembleia será marcada 21 dias após a disponibilização das informações exigidas pela autarquia.
Caso a fusão seja aprovada, a BRF se tornará uma subsidiária integral da Marfrig. Os signatários da notificação também esclareceram que não possuem outros valores mobiliários da BRF além dos já informados e que não participam de acordos de voto ou contratos relacionados à compra e venda de ações da companhia.