A Marcopolo (POMO4) anunciou um lucro líquido de R$ 321,1 milhões no segundo trimestre de 2023, marcando um crescimento de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o lucro foi de R$ 250,9 milhões. O resultado reflete um cenário favorável nas operações internacionais da empresa, com aumento nas exportações.
O Ebitda da companhia alcançou R$ 398,3 milhões, apresentando uma alta de 4,2% em comparação ao segundo trimestre de 2022. Contudo, a margem Ebitda caiu de 19,5% para 17,3%, uma redução de 2,2 pontos porcentuais. A receita operacional líquida também cresceu, totalizando R$ 2,305 bilhões, um aumento de 17,8% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.
Além disso, o resultado financeiro líquido foi positivo em R$ 42,7 milhões, revertendo uma perda de R$ 23,9 milhões registrada no segundo trimestre de 2022. O endividamento financeiro líquido da Marcopolo foi de R$ 1,362 bilhão, sendo R$ 1,174 bilhão oriundos do Banco Moneo e R$ 187,9 milhões do segmento industrial.
A produção totalizou 3.800 unidades no período, uma queda de 5% em relação ao ano anterior. No Brasil, foram produzidas 3.077 unidades, uma redução de 8,3%, enquanto a produção no exterior aumentou 12,4%, totalizando 723 unidades. A produção de carrocerias para ônibus no Brasil foi de 6.817 unidades, com 5.822 destinadas ao mercado interno e 995 para exportação.