O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, iniciou nesta quinta-feira (10) sua primeira visita oficial ao Sudeste Asiático desde que assumiu o cargo em janeiro. Durante sua estadia em Kuala Lumpur, ele participou das reuniões de ministros das Relações Exteriores da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), que se estendem até esta sexta-feira. Em declarações à imprensa, Rubio destacou que os países da região podem se beneficiar de tarifas comerciais mais favoráveis em comparação ao resto do mundo.
Rubio também se reunirá com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, sublinhando a complexidade das relações internacionais atuais. A Casa Branca reafirmou que, apesar das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump a vários países da ASEAN, a região permanece uma prioridade estratégica para os Estados Unidos.
Na manhã de hoje, o secretário se encontrou com chanceleres de dez países membros da ASEAN, além de representantes de potências como Austrália, China, União Europeia, Japão, Rússia e Coreia do Sul. Em seu discurso, Rubio enfatizou a importância do Sudeste Asiático para o futuro global, afirmando que "a história dos próximos 50 anos será em grande parte escrita aqui". Ele também refutou a ideia de que os EUA estariam distraídos por conflitos em outras regiões do mundo.
Apesar das tensões geradas pela estratégia tarifária de Trump, que prevê aumento de tarifas para pelo menos sete países da ASEAN a partir de 1º de agosto, Rubio está comprometido em fortalecer os laços dos Estados Unidos com seus parceiros asiáticos, reiterando que Washington continua sendo um aliado indispensável e confiável para a região.