Mais de 20 mil aposentados e pensionistas no Pará já se inscreveram no acordo de ressarcimento proposto pelo governo federal, visando a devolução de valores descontados indevidamente de seus contracheques por associações fraudulentas. Os pagamentos terão início na próxima quinta-feira, 24 de outubro, seguindo a ordem de adesão, onde os primeiros a se inscreverem serão os primeiros a receber. O valor será ressarcido de forma integral, corrigido pelo IPCA, diretamente na conta do beneficiário.
A adesão no Pará representa 29,1% dos 70.833 beneficiários elegíveis para o acordo no estado, enquanto a adesão nacional chega a 30,4%, com mais de 582 mil aposentados e pensionistas em todo o Brasil já tendo assinado o acordo. O processo de adesão é simplificado, não requerendo o envio de documentos e permitindo que os beneficiários que contestaram os descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam o valor de volta sem a necessidade de ação judicial.
Os beneficiários que não receberam resposta das entidades após 15 dias úteis estão aptos a aderir ao acordo. Atualmente, mais de 3,2 milhões de pedidos de contestação já superaram esse prazo, abrangendo 1,9 milhão de pessoas. A adesão é gratuita e pode ser realizada por meio do aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios em mais de 5 mil municípios. A Central 135 também está disponível para consultas, embora não realize a adesão ao acordo.