A partir da noite de terça-feira, 22 de outubro, mais de 2 milhões de moradores do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho enfrentarão a suspensão no abastecimento de água por 72 horas. A interrupção é necessária para a realização de manutenção programada no Sistema Pirapama, a principal rede de abastecimento de Pernambuco, que atende a mais de 60 bairros da Região Metropolitana.
A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que a paralisação do fornecimento de água terá início às 20h de terça-feira, com os serviços de manutenção começando na quarta-feira, 23, às 8h. Para garantir a eficácia dos trabalhos, é preciso esvaziar as tubulações, o que justifica a interrupção prévia de 12 horas.
A previsão é que a normalização do abastecimento ocorra na sexta-feira, 25, após a conclusão das obras e o enchimento dos reservatórios. Durante esse período, a Compesa recomenda que a população tome medidas para economizar água, como banhos mais curtos e adiamento de tarefas que consomem água, como a lavagem de roupas.
Além da manutenção preventiva, a Compesa realizará melhorias no sistema, incluindo a interligação de uma nova subadutora, que deve aumentar a capacidade de abastecimento nas localidades de Marcos Freire e UR-11, em Jaboatão dos Guararapes. Um total de 100 trabalhadores estará mobilizado para a execução dos serviços durante a interrupção.