Mais de 11 mil aposentados e pensionistas no Piauí já aderiram ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo federal, que visa devolver valores referentes a descontos indevidos relacionados a fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O número representa 29,6% dos 37.537 beneficiários aptos a assinar o acordo no estado, conforme informações do órgão. O prazo para adesão começou em 11 de julho e os pagamentos terão início na próxima quinta-feira, 24 de agosto.
A adesão no Piauí está ligeiramente abaixo da média nacional, que alcançou 30,4% até a última sexta-feira, 18 de agosto, com mais de 582 mil aposentados e pensionistas em todo o Brasil já tendo assinado o acordo. Os pagamentos serão realizados de acordo com a ordem de adesão, priorizando aqueles que se inscreveram primeiro. Os beneficiários que contestaram os descontos e não obtiveram resposta em 15 dias úteis estão aptos a participar do acordo.
Os valores a serem ressarcidos serão corrigidos pela inflação (IPCA) e pagos em depósitos diários para até 100 mil pessoas diretamente em suas contas. A adesão é gratuita e pode ser feita por meio do aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios em mais de 5 mil municípios. A Central de Atendimento (telefone 135) está disponível para consultas, mas não realiza adesões ao acordo. Os canais de atendimento para contestação dos descontos permanecerão abertos até, pelo menos, 14 de novembro de 2025.