O maior pedaço de Marte já encontrado na Terra, um meteorito de 25 quilos, será leiloado nesta quarta-feira (17) em Nova York, com um preço estimado em até US$ 4 milhões, aproximadamente R$ 22 milhões. O meteorito, denominado NWA 16788, foi descoberto no deserto do Saara, no Níger, em novembro de 2023, por um caçador de meteoritos.
A peça, que possui dimensões de 37,5 cm de comprimento, 27,9 cm de largura e 15,2 cm de altura, é cerca de 70% maior que o segundo maior pedaço de Marte já registrado. De acordo com a Sotheby’s, o meteorito representa quase 7% de todo o material de origem marciana conhecido até o momento.
Para validar sua origem, um fragmento do meteorito foi analisado em laboratório, revelando que se trata de uma 'shergotita olivina-microgabroica', uma rocha formada pelo resfriamento lento do magma marciano. A textura vítrea da superfície, resultante do intenso calor ao atravessar a atmosfera terrestre, ajudou especialistas a confirmar sua autenticidade.
O meteorito já foi exibido na Agência Espacial Italiana, em Roma. Embora a Sotheby’s não tenha divulgado a identidade do atual proprietário, testes indicam que a queda do meteorito ocorreu nos últimos anos.