O maior fragmento de Marte já encontrado na Terra será leiloado nesta quarta-feira (16) na Sotheby’s, em Nova York, com expectativa de arrecadar até US$ 4 milhões, aproximadamente R$ 22 milhões. O meteorito, denominado NWA 16788, chegou ao nosso planeta após se desprender da superfície marciana devido ao impacto de um asteroide, percorrendo uma distância de 225 milhões de quilômetros antes de aterrissar no deserto do Saara, onde foi descoberto no Níger em novembro de 2023.
De acordo com a Sotheby’s, o NWA 16788 é cerca de 70% maior que o segundo maior fragmento marciano já identificado, representando quase 7% de todo o material proveniente de Marte atualmente conhecido na Terra. Com dimensões de 7,5 cm de comprimento, 27,9 cm de largura e 15,2 cm de altura, o meteorito é descrito como o dobro do tamanho do outro fragmento marciano.
Uma amostra do meteorito foi submetida a análises laboratoriais para confirmar sua origem, sendo classificada como uma “shergotita olivina-microgabroica”, uma rocha que se forma quando o magma do planeta esfria lentamente. A superfície do meteorito, que apresenta um aspecto vítreo devido ao intenso calor ao entrar na atmosfera terrestre, foi um dos fatores que despertaram o interesse dos especialistas.
O meteorito já foi exposto na sede da Agência Espacial Italiana, em Roma. A Sotheby’s não divulgou a identidade do proprietário atual nem a data exata da queda do meteorito, mas análises indicam que ele atingiu a Terra nos últimos anos.