Gracilene Gonçalves, de 39 anos, realizou o sonho de voltar a estudar após mais de 20 anos afastada das salas de aula. Mãe de dois filhos, ela interrompeu sua educação em 2004, quando engravidou de seu primogênito, Guillermy Douglas, que agora, aos 21 anos, a acompanhou em seu primeiro dia de aula na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O momento foi registrado em vídeo por Guillermy, que compartilhou a experiência nas redes sociais. Na postagem, ele descreveu o gesto simbólico de dar um beijo na testa da mãe, retribuindo o carinho que ela sempre lhe ofereceu durante sua infância. "Foi muito gratificante, porque ela parou de estudar por minha causa e eu mesmo quem levei ela de volta pra estudar", afirmou o jovem, que trabalha como auxiliar de mecânico.
Gracilene, que começou sua jornada de retorno aos estudos ao lado do filho em um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022, expressou sua alegria pela aprovação na UFPB. "Passar no Enem e ser aprovada na Federal foi sem dúvidas uma das sensações mais incríveis que já pude vivenciar", disse. Ela agora estuda Ciências Biológicas e se mostra determinada a aproveitar cada momento dessa nova fase.
"Foram 21 anos sem ir à sala de aula, mas chegar até aqui me faz ser ainda mais grata e acreditar que tudo é possível", concluiu Gracilene, que está animada para enfrentar os desafios da vida universitária.