O presidente da França, Emmanuel Macron, e sua esposa, Brigitte, ajuizaram uma ação por difamação contra a influenciadora de direita Candace Owens, na Corte Superior de Delaware, Estados Unidos. A ação foi motivada por declarações falsas feitas por Owens, que alegou que Brigitte Macron teria nascido homem. As informações foram divulgadas pela agência Reuters.
Na queixa, os Macrons acusam Owens de promover uma "campanha global de humilhação" e de realizar um "assédio implacável" com o intuito de aumentar a audiência de seu podcast e expandir sua base de seguidores. Entre as afirmações falsas, destaca-se a alegação de que Brigitte teria nascido com o nome Jean-Michel Trogneux, que na verdade é o nome do irmão mais velho da primeira-dama.
Os Macrons ressaltam o impacto negativo dessas informações falsas, afirmando que, a cada aparição pública, são confrontados com a crença de que as mentiras disseminadas por Owens são verdadeiras. A ação judicial busca indenização por danos compensatórios e punitivos, embora o valor exato não tenha sido divulgado até o momento.
Até o fechamento desta matéria, Candace Owens não havia se pronunciado sobre o processo, e o gabinete do presidente Macron também optou por não comentar o caso.