O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou neste sábado (12 de julho de 2025) que a União Europeia (UE) deve acelerar a formulação de respostas às tarifas de 30% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos europeus e mexicanos. A declaração foi feita por Macron em sua conta no X (antigo Twitter), onde destacou a importância da unidade europeia para defender os interesses do bloco.
Trump anunciou as novas tarifas em seu perfil na plataforma Truth Social, informando que as medidas entrarão em vigor a partir de 1º de agosto de 2025. O presidente americano justificou a imposição das tarifas sobre o México como uma resposta ao combate considerado "insuficiente" ao narcotráfico na fronteira, enquanto a decisão em relação à UE se baseia em um suposto desequilíbrio na balança comercial entre os dois blocos.
Macron também ressaltou que, caso não haja um acordo entre a UE e os Estados Unidos até a data de implementação das tarifas, o bloco apoiará medidas contra o que chamou de "coerção". O presidente francês enfatizou a necessidade de uma resposta conjunta e firme da Comissão Europeia diante das ações de Washington.