As unidades prisionais de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, recebem esta semana a 1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional. O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) em parceria com a Polícia Penal de Goiás, tem como objetivo exibir curtas-metragens e promover diálogos sobre cidadania e direitos humanos entre os internos.
A Mostra acontece simultaneamente em 54 unidades prisionais do Brasil e beneficiará mais de 5 mil detentos. Em Goiás, a Unidade Prisional Regional Masculina (CIS) receberá as exibições nos dias 14 e 15 de julho, enquanto a Unidade Prisional Regional Feminina (UPR) realizará as sessões nos dias 16 e 17 de julho, alcançando um total de 180 pessoas privadas de liberdade, sendo 60 mulheres e 120 homens.
O tema central da Mostra deste ano é "Viver com dignidade é um direito humano", refletindo a intenção da Senappen de fomentar o pensamento crítico entre os participantes. A iniciativa também integra ações do Plano Pena Justa, que envolve diversas instituições, incluindo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Ministério das Mulheres, e a Organização dos Estados Ibero-Americanos, entre outros, visando a promoção dos direitos humanos no sistema prisional.