O lustre de 3,5 metros de altura que adornava o saguão do Centro de Convivência de Campinas (SP) passará por um processo de restauração e modernização após sofrer danos significativos. A peça, que é composta por centenas de elementos delicados em vidro e ferro, foi avaliada tecnicamente a partir do dia 12 de junho, identificando oxidação na base de ferro e danos nas peças de vidro devido à exposição e infiltrações no local, que estava fechado desde 2011.
A secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, informou que o laudo sobre o estado do lustre deve ser finalizado entre o final de julho e o início de agosto. A expectativa é que a peça seja recolocada no saguão do Centro de Convivência em outubro, coincidentemente com o início dos eventos-piloto programados para o espaço, que passou por uma reforma após 14 anos de impasse.
Caprioli destacou que a intenção é preservar o máximo possível das partes originais do lustre, ao mesmo tempo em que se incorpora tecnologia moderna, como iluminação em neon e RGB, para criar uma releitura que respeite a memória da peça. O lustre será reinstalado em uma posição central no saguão, ocupando um espaço monumental que promete ser um atrativo para os visitantes do Centro de Convivência.