O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a usar um boné azul com a inscrição 'O Brasil é dos Brasileiros' nesta sexta-feira (11), durante uma cerimônia em Linhares, Espírito Santo. O evento marcou a apresentação de um novo acordo para indenizar as vítimas do rompimento da barragem do Fundão, ocorrido em 2015.
A escolha do acessório reacende a 'batalha dos bonés', um embate político que ocorreu em fevereiro, quando Lula e seus apoiadores usaram o boné como forma de protesto contra parlamentares de oposição, que vestiram bonés nas cores verde e amarela com a frase 'Comida barata novamente. Bolsonaro 2026'.
O uso do boné por Lula também é visto como uma resposta à recente decisão do governo dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, que entrará em vigor em 1º de agosto. O presidente brasileiro afirmou que, caso as negociações com os EUA não avancem, o Brasil poderá retaliar aplicando taxas sobre produtos americanos, conforme a Lei de Reciprocidade.
A tarifa foi anunciada em uma carta enviada por Donald Trump a Lula, que alega um suposto déficit comercial dos EUA em relação ao Brasil, contradizendo dados oficiais. Além disso, a carta critica o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que enfrenta acusações no Supremo Tribunal Federal (STF).