O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (28) que pediu ao governo um levantamento atualizado das riquezas minerais do Brasil. Durante sua fala, Lula destacou que apenas 30% do potencial mineral do país foi monitorado até o momento e que a iniciativa será realizada por meio de uma comissão especial.
O presidente enfatizou a importância dos chamados 'minerais críticos', mencionando que o Brasil possui uma grande concentração desses recursos. Lula afirmou que a produção mineral deve ser utilizada para gerar riqueza e desenvolvimento para a população brasileira, ressaltando que as empresas que explorarem esses recursos deverão operar sob a supervisão do governo.
Além disso, Lula comentou sobre o interesse dos Estados Unidos nos minerais críticos do Brasil, reiterando sua disposição para negociações com parceiros internacionais. Ele pediu ao presidente norte-americano, Donald Trump, que reflita sobre a importância do Brasil e busque resolver divergências de forma civilizada. A declaração ocorre em meio a ameaças de taxação de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.