O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (28) que pediu ao governo um levantamento atualizado das riquezas minerais do Brasil, destacando que apenas 30% do potencial mineral do país foi monitorado até o momento. A iniciativa será realizada por meio da criação de uma comissão especial, com o objetivo de mapear os chamados 'minerais críticos'.
Durante a inauguração de uma usina a gás natural no Rio de Janeiro, Lula enfatizou a importância de controlar a exploração mineral, afirmando que a produção deve beneficiar o povo brasileiro. 'A autorização para as empresas pesquisarem deve ser sob nosso controle', afirmou, ressaltando que qualquer descoberta deve ser discutida com o governo antes de qualquer venda.
O presidente também mencionou o crescente interesse dos Estados Unidos nos minerais críticos brasileiros, uma preocupação que foi reiterada pelo encarregado de negócios da embaixada dos EUA, Gabriel Escobar. Lula, por sua vez, se mostrou aberto a negociações com parceiros internacionais, pedindo ao presidente dos EUA, Donald Trump, que considere a relevância do Brasil nas discussões sobre comércio e exploração mineral.
A exploração de minerais raros, essenciais para a produção de tecnologia avançada, está se tornando um foco global, e o Brasil, com sua vasta riqueza mineral, pode desempenhar um papel crucial nesse cenário. A taxa de 50% anunciada pelos EUA para a importação desses minerais está prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.