O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu neste domingo (13) no Palácio da Alvorada com ministros para avaliar a resposta do governo brasileiro ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto. A reunião ocorre em um momento de tensão nas relações comerciais entre os dois países.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, informou que a regulamentação da Lei da Reciprocidade será publicada em decreto até terça-feira, 15. Essa legislação, aprovada pelo Congresso Nacional, permite ao Brasil adotar medidas tarifárias e não tarifárias contra nações que impuserem barreiras às suas exportações.
Além de Alckmin, participaram da reunião os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social), juntamente com o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). O encontro visa alinhar estratégias para mitigar os impactos das tarifas anunciadas por Trump.