O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu neste sábado (19) na residência oficial do Palácio da Alvorada com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O encontro, não previsto na agenda do presidente, ocorreu um dia após o governo dos Estados Unidos revogar os vistos do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e de seus familiares.
Durante a reunião, Lula e Vieira discutiram os detalhes da viagem do presidente ao Chile, marcada para este domingo (20). Na segunda-feira (21), Lula participará de uma cúpula sobre democracia ao lado dos presidentes do Chile, Gabriel Boric; do Uruguai, Yamandu Orsi; e da Colômbia, Gustavo Petro, além do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.
Fontes próximas ao presidente indicam que a conversa também abordou a crise nas relações com os Estados Unidos, especialmente após o anúncio de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a ser implementada em agosto. Lula deve tratar desse tema durante sua visita a Santiago, buscando fortalecer a posição do Brasil em meio a tensões comerciais com os EUA.