O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra nesta quarta-feira (16) com os líderes dos principais bancos públicos do Brasil no Palácio do Planalto, às 9h, para discutir um novo modelo de crédito imobiliário. O objetivo do encontro é apresentar uma proposta que visa facilitar o financiamento da casa própria para a classe média e impulsionar o mercado imobiliário nacional. A iniciativa, liderada pelo Banco Central, pretende substituir a caderneta de poupança como principal fonte de financiamento do setor, atraindo investimentos para alternativas como as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs).
Participam da reunião os presidentes do BNDES, Aloizio Mercadante, da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e do Banco do Nordeste, Paulo Câmara. Os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Fernando Haddad, da Fazenda, também estarão presentes, reforçando a importância da discussão para o governo.
Além da reunião, a agenda do presidente em Brasília inclui, às 11h, a assinatura do decreto que regulamenta o programa "BR do Mar", que visa estimular a cabotagem, aumentar a frota de embarcações, reduzir custos logísticos e gerar empregos no setor. Essa série de ações reflete a tentativa do governo de melhorar a popularidade do presidente junto à classe média.