O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um pronunciamento em rede nacional nesta quinta-feira (17) sobre as tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros. A fala, que será veiculada em rádio e televisão, ocorre um dia após o governo brasileiro ter enviado uma carta ao governo americano expressando indignação e disposição para negociar.
Na correspondência, assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o Brasil reafirma que a relação comercial é superavitária para os Estados Unidos, contradizendo a alegação de Trump sobre um déficit. O governo brasileiro também cobra uma resposta a uma carta anterior enviada em maio, que não obteve retorno.
Nos últimos dias, Lula e outros perfis oficiais têm utilizado as redes sociais para defender a soberania nacional e criticar a postura americana. O presidente brasileiro enfatiza que o Brasil está aberto ao diálogo, mas não aceitará interferências externas e está preparado para recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) se necessário.