O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou, na quarta-feira (16), um pronunciamento à nação no Palácio da Alvorada, abordando a tarifa de 50% imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a produtos brasileiros. A mensagem será transmitida em rede nacional de rádio e televisão nesta quinta-feira (17), conforme informações dos jornais Folha de S.Paulo e Valor Econômico.
A decisão de Lula em fazer o pronunciamento ocorreu após o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) abrir uma investigação comercial contra o Brasil, visando analisar medidas que possam prejudicar empresas de tecnologia norte-americanas. A investigação também busca apurar práticas comerciais consideradas desleais, como o sistema de pagamentos Pix e o comércio informal na rua 25 de Março, em São Paulo.
O pronunciamento de Lula deverá enfatizar a soberania como um pilar central da comunicação sobre a tarifa imposta. A decisão de Trump, anunciada em 9 de julho, foi motivada por críticas ao tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro durante um julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Uma pesquisa Genial/Quaest revelou que 55% dos eleitores acreditam que Lula provocou Trump ao criticá-lo durante a Cúpula do Brics, e 72% consideram errada a imposição de taxas por parte do presidente americano.