O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou ser "20 vezes melhor" que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em entrevista ao jornal The New York Times, publicada nesta quarta-feira (30). A afirmação surge em resposta ao apoio público de Donald Trump a Bolsonaro, em meio a tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
Lula criticou a interferência de Trump nos assuntos internos do Brasil e afirmou que a iminente tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada por Trump, não o intimida. "Você lembra quando havia pânico em 1999 sobre o bug do milênio? Nada aconteceu. Temos que esperar o dia D para saber o que vai acontecer", comparou o presidente.
Além disso, Lula reafirmou a soberania nacional e mencionou que, caso as tarifas sejam aplicadas, o Brasil buscará alternativas comerciais, citando a China como uma possível parceira. O presidente também revelou que tentou contatar o governo americano sem sucesso e criticou a forma como as tarifas foram anunciadas, através das redes sociais.