O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em entrevista ao The New York Times, que o Brasil reconhece a força econômica, militar e tecnológica dos Estados Unidos, mas não se intimida com as ameaças de tarifas de 50% feitas pelo presidente Donald Trump. A declaração foi publicada nesta quarta-feira (30) e surge em meio a uma crescente tensão comercial entre os dois países.
Lula destacou que, embora o Brasil reconheça o poder dos EUA, isso não gera medo, mas sim preocupação. Ele comentou que a proposta de tarifas é uma das mais altas já anunciadas por Trump e que tem motivações políticas, principalmente para pressionar o Brasil a encerrar o processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O presidente brasileiro enfatizou que a independência do Judiciário no Brasil é um princípio inegociável e criticou a maneira como Trump anunciou a medida, através da rede social Truth Social. Segundo Lula, o correto seria buscar um diálogo diplomático para resolver desacordos comerciais, em vez de impor tarifas e ultimatos.