O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta sexta-feira (11 de julho de 2025) sua intenção de se reunir com empresários e sindicatos para debater a redução da jornada de trabalho de seis dias para um dia de descanso. A declaração foi feita durante um evento no Espírito Santo, onde o presidente promovia um novo acordo para as vítimas do rompimento da barragem de Mariana (MG).
Lula destacou a necessidade de repensar a carga horária de trabalho, afirmando que o atual modelo não é mais viável para a juventude. "A gente já não aguenta mais levantar 5h da manhã, depois voltar 19h da noite", comentou, enfatizando que a nova geração busca um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
O presidente também mencionou que buscará apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e outras entidades para desenvolver propostas que atendam às demandas por uma jornada mais flexível. "É preciso inventar um jeito de ter uma outra jornada de trabalho mais flexível porque as pessoas querem ficar mais em casa, cuidar mais da família", concluiu Lula.