O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta segunda-feira (21), de uma reunião de alto nível sobre a defesa da democracia, realizada em Santiago, Chile, sob a organização do presidente chileno Gabriel Boric. O evento conta também com a presença dos presidentes da Colômbia, Espanha e Uruguai, que se reúnem para discutir temas cruciais como a defesa da democracia e do multilateralismo, o combate às desigualdades e o enfrentamento à desinformação e tecnologias digitais.
A reunião, que será restrita aos chefes de Estado, tem como objetivo dar continuidade ao encontro “em defesa da democracia – lutando contra o extremismo”, realizado em 2024, a convite de Lula e do presidente espanhol Pedro Sánchez. Após a reunião entre os líderes, está previsto um encontro com representantes da sociedade civil, do meio acadêmico e de centros de pesquisa.
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil destaca a importância do evento para fortalecer a cooperação internacional em temas democráticos e sociais. Uma nova edição desta iniciativa está programada para ocorrer durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, em setembro deste ano.