O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira, 10, a nomeação de Floriano Marques Neto e Estela Aranha como novos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As escolhas foram influenciadas por apoio de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e visam garantir uma composição completa da Corte antes do início do segundo semestre, crucial para as decisões relacionadas às eleições de 2026.
As nomeações foram feitas após a avaliação de listas tríplices apresentadas pelo TSE, que contaram com a aprovação do STF. A urgência nas indicações se deu em função da insatisfação de alguns ministros do STF com a escolha anterior do desembargador Carlos Brandão para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que não contava com o apoio do grupo liderado por Alexandre de Moraes e Flávio Dino.
Floriano Marques Neto, professor da Faculdade de Direito da USP e aliado de Moraes, e Estela Aranha, ex-secretária de Direitos Digitais do Ministério da Justiça, foram escolhidos em um contexto de tensões políticas no Judiciário. Entre os nomes que ficaram de fora está a advogada Vera Lúcia Araújo, que contava com o apoio de setores do PT e do ministro Ricardo Lewandowski.
Além das nomeações para o TSE, Lula deve oficializar a escolha da procuradora Maria Marluce para o STJ, em um movimento que envolve a mudança de apoio político do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, do PL para a base aliada do governo Lula.