O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quinta-feira (10), a nomeação de duas mulheres para compor o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As nomeações serão publicadas no Diário Oficial da União. A advogada Estela Aranha foi escolhida para uma vaga de ministra efetiva do TSE, a posse ainda não tem data definida.
A escolha de Estela Aranha ocorreu a partir de uma lista tríplice composta exclusivamente por mulheres. Além disso, Lula reconduziu Floriano de Azevedo Marques para um segundo mandato de dois anos no TSE. As advogadas Cristina Maria Gama Neves da Silva e Vera Lúcia Santana Araújo, que já atua como ministra substituta, foram preteridas na seleção.
Para o STJ, Lula indicou a procuradora Maria Marluce Caldas, do Ministério Público de Alagoas. Outros candidatos, como Sammy Barbosa Lopes, do MP do Acre, e Carlos Frederico Santos, do Ministério Público Federal, não foram escolhidos. A procuradora Marluce Caldas agora aguarda a aprovação do Senado, por meio da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e do plenário, para tomar posse em seu novo cargo.