Neste domingo (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) utilizou suas redes sociais para expressar pesar pelas mortes causadas por enchentes no Texas, Estados Unidos. O presidente, que se encontra no Rio de Janeiro para a 17ª Cúpula do Brics, interrompeu sua agenda para lamentar a tragédia que já resultou em mais de 50 mortes, incluindo 15 crianças, e deixou dezenas de desaparecidos.
Lula destacou a gravidade da situação, afirmando que "tragédias como essa comovem a todos, em qualquer lugar do mundo". Ele também desejou sucesso às equipes de resgate que estão atuando na busca por desaparecidos, especialmente as 27 meninas que participavam de um acampamento de verão atingido pela enchente. O presidente expressou solidariedade às famílias afetadas e à população brasileira.
As enchentes repentinas, que ocorreram na sexta-feira (3), atingiram severamente condados na região central do Texas, com destaque para Kerr, onde a maioria das mortes foi registrada. O governador do Texas, Greg Abbott, assegurou que os socorristas continuarão os esforços até encontrar todas as meninas desaparecidas. O governo federal dos EUA também anunciou a liberação de ajuda para os afetados pela tragédia, após um pedido de declaração de desastre.
As autoridades locais haviam emitido alertas sobre o risco de clima severo antes das chuvas, que superaram as previsões iniciais. O Serviço Nacional de Meteorologia registrou um aumento significativo no nível do Rio Guadalupe, que contribuiu para a rápida inundação da área, resultando na destruição de estradas e na evacuação de mais de 800 pessoas.