Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17), revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todas as simulações de segundo turno para as eleições de 2026. O levantamento mostra um empate técnico entre Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 41% a 37% a favor do petista, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.
Além de Tarcísio, Lula também se destaca em cenários com outros possíveis concorrentes, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). O atual presidente obteve 43% contra 37% de Bolsonaro, enquanto enfrenta Michelle com 43% a 36%. O estudo foi realizado entre 10 e 14 de outubro, com 2.004 entrevistas em 120 municípios, e possui um nível de confiança de 95%.
A pesquisa foi feita após a polêmica do tarifaço e a campanha de justiça tributária do governo, que parece ter beneficiado a imagem de Lula, reduzindo sua avaliação negativa de 43% para 40%. Em contrapartida, Tarcísio, que inicialmente apoiou a política de tarifas de Donald Trump, viu sua popularidade cair, refletindo a insatisfação com a medida que impactou a economia brasileira.
A pesquisa também revela que 72% dos brasileiros consideram um erro a imposição de tarifas por Trump, e 53% apoiam a resposta do governo Lula. Com 15% de votos em branco ou nulos e 7% de indecisos, o cenário eleitoral para 2026 continua a se desenhar com Lula em posição favorável, mesmo diante de adversários como Eduardo Bolsonaro, Romeu Zema e Ronaldo Caiado, onde mantém uma vantagem significativa.