O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na liderança das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026, conforme revela pesquisa da Quaest divulgada nesta segunda-feira, 21. O levantamento indica que Lula varia entre 30% e 32% nas simulações de primeiro turno, ampliando sua vantagem em possíveis disputas de segundo turno.
Entre os candidatos da direita, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se destaca como o mais competitivo, com 26% das intenções de voto. Na ausência de Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro aparece com 19%, enquanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) registram 15% cada. Ciro Gomes (PDT) oscila entre 8% e 12%, e os demais candidatos não superam 7%.
A pesquisa também destaca o impacto negativo da associação entre Jair Bolsonaro e a política tarifária de Donald Trump, que afetou a imagem do ex-presidente. Em maio, Lula e Bolsonaro estavam empatados com 41%, mas agora Lula lidera com 43% contra 37% de Bolsonaro. Tarcísio e Michelle Bolsonaro, que anteriormente estavam em empate técnico com Lula, agora estão atrás nas simulações de segundo turno.
Além disso, os governadores Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União Brasil), considerados alternativas à direita tradicional, também não mostraram avanços significativos, sendo derrotados por Lula em um eventual segundo turno por 42% a 33%.