A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17), revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato mais mencionado para as eleições de 2026, liderando em todos os cenários testados. Com 32% das intenções de voto, Lula se destaca em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 26%. Contudo, Bolsonaro está inelegível até 2030, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Na sequência, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) registra 8% das intenções, seguido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), com 6%, e pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 3%. A pesquisa também aponta que 9% dos entrevistados estão indecisos e 14% afirmaram que não votariam ou anulariam o voto.
Em outros cenários, a diferença entre Lula e os demais candidatos aumenta. Ao concorrer contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula obtém 30% das intenções, enquanto ela tem 19%. O estudo foi realizado entre 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas, e apresenta uma margem de erro de dois pontos porcentuais e um nível de confiança de 95%.