Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada nesta quinta-feira (17) revela que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários do primeiro turno para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento, que ouviu 2.004 pessoas entre 10 e 14 de julho, mostra uma redução na rejeição à candidatura de Lula, que caiu de 66% em junho para 58% neste mês. Ao mesmo tempo, o apoio à sua candidatura aumentou de 32% para 38%.
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, apresenta dados que indicam uma leve melhora na popularidade do governo Lula, com a desaprovação caindo de 57% para 53%. A pesquisa também abordou a posição de Jair Bolsonaro (PL) em relação a uma possível candidatura, onde 62% dos entrevistados se opuseram à sua participação, mesmo que ele esteja inelegível.
Além disso, a pesquisa questionou os medos dos eleitores em relação ao futuro político do Brasil, com 44% expressando temor pela volta de Bolsonaro e 41% pela continuidade de Lula na presidência. Nos cenários de segundo turno, Lula empata com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), enquanto descola de outros possíveis candidatos, como Michelle Bolsonaro e Ratinho Júnior. O diretor da Quaest, Felipe Nunes, sugere que a oscilação nos números pode estar relacionada a fatores externos, como a política comercial dos Estados Unidos.