O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou seu pesar pela morte de dois servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Valmir de Souza e Silva e Manoel José de Souza Neto, ambos de 65 anos, que faleceram nesta terça-feira durante o combate a um incêndio em área de vegetação no Distrito Federal. Os brigadistas estavam tentando evitar que as chamas atingissem a Reserva Ecológica do IBGE, localizada na Área de Proteção Ambiental Gama e Cabeça de Veado.
Em nota divulgada nesta quarta-feira (30), Lula destacou a coragem e o comprometimento dos servidores, que dedicaram suas vidas à proteção do meio ambiente. A direção do IBGE decretou luto de três dias em homenagem aos falecidos. O presidente também mencionou a importância de ações governamentais no combate a incêndios florestais e na mitigação dos efeitos da emergência climática, afirmando que "ainda há muito a fazer".
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também prestou condolências às famílias dos servidores, ressaltando a importância e os riscos da profissão de brigadista. O Jardim Botânico de Brasília e a Universidade de Brasília (UnB) lamentaram a perda, destacando a dedicação de Valmir e Manoel ao longo de suas carreiras, que se estendiam desde a década de 1980, e o impacto de seu trabalho na conservação ambiental e na formação de novos pesquisadores.