O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou a procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra, do Ministério Público de Alagoas, para a vaga de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) destinada a integrantes do Ministério Público. A indicação foi feita nesta quarta-feira, e Maria Marluce agora deve ser sabatinada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Se aprovada, ela assumirá o cargo deixado pela ex-ministra Laurita Vaz.
Maria Marluce, que é tia do atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, integra o Ministério Público de Alagoas desde 1986 e, em 2021, foi promovida à 2ª Procuradoria de Justiça Criminal em Maceió. Sua escolha segue a tradição de indicar o primeiro nome da lista tríplice enviada pelo STJ, conforme antecipado pelo Estadão.
Caso a indicação seja aprovada, Maria Marluce se juntará ao desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, que foi indicado em maio para outra vaga no STJ. Ambos deverão integrar a 3ª Seção do tribunal, responsável por julgar casos de Direito Penal. A trajetória de Maria Marluce inclui atuações em áreas gerenciais e de direitos humanos, além de ser a primeira mulher promotora a atuar no Tribunal do Júri Popular em Maceió.