O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (10 de julho de 2025) a indicação da procuradora de Justiça de Alagoas, Marluce Caldas, para a vaga aberta no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão foi publicada em uma edição especial do Diário Oficial da União (DOU) e marca o fechamento de um ciclo de indicações que se arrastava por nove meses. Caldas é tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL).
Além de Marluce, Lula já havia indicado em maio o juiz do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Carlos Augusto Brandão, para outra vaga no STJ. Ambas as indicações agora seguem para o Senado, onde a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) realizará uma sabatina antes de levar os nomes à votação no plenário. Se aprovados, Lula poderá nomeá-los oficialmente como ministros.
As vagas no STJ foram abertas pelas aposentadorias das ministras Assussete Magalhães, em janeiro de 2024, e Laurita Vaz, em outubro de 2023. O presidente precisava indicar um membro do Ministério Público e outro da magistratura, conforme a tradição das nomeações. A expectativa é que a indicação de Caldas aproxime o prefeito JHC de Lula nas eleições de 2026, enquanto a escolha de Brandão teve o apoio do ministro do STF, Nunes Marques.