O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início, neste sábado (5), à 17ª Cúpula do Brics, que reúne chefes de Estado de quase 30 nações no Museu de Arte Moderna (MAM), localizado no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. O evento, que se estende até a próxima segunda-feira (7), é considerado o mais significativo do bloco neste ano, com a presença de líderes, chanceleres e assessores dos países-membros.
Para garantir a segurança e a logística do encontro, a cidade do Rio de Janeiro decretou feriado e implementou mudanças no tráfego, incluindo o fechamento do Aeroporto Santos Dumont. Além disso, o Governo Federal anunciou a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), permitindo que as Forças Armadas atuem com poder de polícia durante a cúpula.
A pauta do encontro ainda não foi divulgada oficialmente, mas a expectativa é que temas relevantes para a cooperação entre os países do Brics sejam discutidos. A cobertura completa do evento pode ser acompanhada pelo portal g1, que trará atualizações sobre a participação dos líderes e as deliberações realizadas durante a cúpula.