O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou um pronunciamento nesta quarta-feira (16) que será transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão. A medida é uma resposta direta ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A veiculação do conteúdo está prevista para esta quinta-feira (17), conforme informações da Secretaria de Comunicação Social (Secom).
A decisão de Lula ocorre em meio a discussões internas no governo sobre a necessidade de um posicionamento frente à investigação aberta pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) sobre as práticas comerciais do Brasil. O objetivo da investigação é verificar se essas práticas estariam restringindo injustamente as exportações americanas para o país.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, destacou a urgência de negociações entre Brasil e Estados Unidos para resolver a questão das tarifas. Em coletiva de imprensa, Alckmin afirmou que o governo brasileiro aguarda uma resposta das autoridades norte-americanas e que está aberto a prorrogações nas tratativas, se necessário. "Nós queremos negociação, é urgente, o bom é que se resolva nos próximos dias", declarou.
A situação gera expectativa no mercado e entre as entidades representativas, que aguardam desdobramentos sobre as tarifas e suas implicações nas relações comerciais entre os dois países.