O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou, nesta sexta-feira (4), a competência da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, durante cerimônia em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, onde anunciou investimentos em refino e petroquímica. Lula, que inicialmente fez uma observação sobre a aparência da dirigente, ressaltou que ela tem demonstrado grande capacidade à frente da estatal, afirmando que ela poderia dirigir até duas empresas do porte da Petrobras.
Além de elogiar a gestão de Chambriard, Lula também abordou a questão dos preços dos combustíveis. O presidente pediu que os órgãos competentes intensifiquem a fiscalização sobre os preços da gasolina nos postos de combustíveis, alertando para a necessidade de impedir cobranças excessivas. "É preciso que esses órgãos que têm a função de fiscalizar não permitam que nenhum posto de gasolina nesse país venda gasolina mais cara do que aquilo que é o preço que ela tem que vender", declarou.
Lula ainda criticou a falta de repasse das reduções de preços dos combustíveis, determinadas pela Petrobras, ao consumidor final. Ele enfatizou a importância da fiscalização para garantir que os preços sejam justos e alertou sobre indícios de lucros excessivos na venda do gás de cozinha, sugerindo que há práticas abusivas no setor. A declaração do presidente ocorre em um momento de crescente preocupação com os preços dos combustíveis no Brasil.