O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta quarta-feira (23 de julho de 2025) com a presidente do México, Claudia Sheinbaum (Morena), sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos aos dois países. A conversa ocorreu em um momento de crescente tensão comercial, com novas taxações programadas para entrar em vigor em 1º de agosto.
De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom), os líderes concordaram em aprofundar as relações entre Brasil e México, destacando a necessidade de cooperação diante das incertezas atuais. As tarifas, que foram anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, têm como justificativa o combate ao narcotráfico na fronteira entre os países.
Sheinbaum, em resposta ao anúncio, afirmou que o México já está em negociações com os EUA para tentar reduzir as tarifas antes da data de implementação. Uma delegação mexicana, composta por altos funcionários do governo, se reuniu com representantes americanos para discutir o assunto em 11 de julho.
Além disso, o comunicado do Planalto revelou que o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), visitará o México nos dias 27 e 28 de agosto, acompanhado de uma delegação empresarial e de outros ministros. O objetivo da visita é fomentar o comércio em setores estratégicos, como indústria farmacêutica, agropecuária e inovação.