O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou na noite de quarta-feira, 23, com a presidente do México, Cláudia Sheinbaum, sobre a recente imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação foi confirmada por fontes do Palácio do Planalto. A medida, que afeta diretamente o comércio entre os países, foi implementada no início deste mês e é parte de uma estratégia mais ampla de Trump contra nações que, segundo ele, não controlam a entrada de cartéis em suas fronteiras.
O México também enfrenta a pressão tarifária de Trump, que, em 12 de julho, anunciou uma tarifa de 30% sobre importações mexicanas e da União Europeia. Em resposta a uma carta informal do presidente americano, Sheinbaum defendeu que o México está cumprindo com suas obrigações de fiscalização na fronteira e rejeitou qualquer forma de subordinação ao governo dos EUA.
Em um evento sobre inteligência artificial, Trump mencionou indiretamente o Brasil ao afirmar que "alguns países com quem não estamos nos dando bem" enfrentariam tarifas de 50%. Até o momento, o Brasil é o único país a receber essa alíquota. Além disso, o jornal Financial Times reportou que os EUA e a União Europeia estão próximos de um acordo comercial que poderia estabelecer tarifas de 15% sobre importações europeias, semelhante ao pacto firmado com o Japão nesta semana.