O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira (8) o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no Palácio da Alvorada, em Brasília. A visita ocorre após a participação de ambos na cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro, onde líderes discutiram temas como inteligência artificial e a COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorrerá em novembro em Belém, no Pará.
Durante a recepção, Modi foi saudado com uma apresentação musical típica da Índia. Em suas redes sociais, Lula destacou a relação entre Brasil e Índia, classificando os dois países como "nações irmãs" com interesses comuns no desenvolvimento do Sul Global. O encontro também visa fortalecer a parceria digital entre as nações, com foco em infraestrutura pública digital e governança digital.
Ao final da reunião, Lula e Modi devem fazer uma declaração à imprensa e assinar acordos que reforçam a cooperação bilateral. A visita de Modi ao Brasil celebra os 80 anos de relações diplomáticas entre os países e se insere na estratégia de Lula de ampliar o comércio com a Ásia, especialmente em um contexto de tensões comerciais com os Estados Unidos. Lula criticou recentemente as ameaças do presidente americano Donald Trump, defendendo uma postura de independência nas relações internacionais.