Neste domingo, 6, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estão presentes na Cúpula de Líderes do Brics, realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no centro do Rio de Janeiro. Haddad integra a comitiva presidencial e estará disponível para as atividades ao longo do dia. Entre os líderes já confirmados no evento estão o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.
À noite, a partir das 20h, Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, oferecerão uma recepção oficial aos chefes de Estado e representantes de organismos internacionais, também no MAM. O evento marca a continuidade das discussões sobre temas relevantes para os países membros do bloco, incluindo o financiamento climático, conforme destacado pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Marina Silva, que também está presente na cúpula, anunciou que o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) deverá estar em operação até a COP30, que ocorrerá em Belém (PA) em novembro. A ministra enfatizou a necessidade de financiamento climático e criticou a falta de recursos prometidos pelas grandes economias, ressaltando que o Brasil propõe um mix de financiamento público e privado para mobilizar mais de US$ 150 bilhões em apoio a 70 países com florestas tropicais. A expectativa é que as discussões na cúpula contribuam para a agenda climática global e a justiça climática.