O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), para uma reunião no Palácio da Alvorada, marcada para este domingo (13 de julho de 2025) às 17h. O encontro tem como objetivo discutir as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, uma medida que tem gerado preocupação entre os setores produtivos do país.
Além de Alckmin, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também foi convidado para participar da discussão. No entanto, segundo a assessoria, Haddad não poderá comparecer devido a compromissos de viagem que não puderam ser alterados. A reunião ocorre em um momento crítico, já que os EUA acusam o Brasil de excessos protecionistas desde março deste ano.
A expectativa é que o encontro resulte em estratégias para mitigar os impactos das tarifas norte-americanas, que têm sido amplamente criticadas por líderes empresariais e políticos. Alckmin, que se reunirá com empresários na segunda-feira para debater o assunto, já destacou que São Paulo é uma das regiões mais afetadas por essa situação.