O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira, 4, em Duque de Caxias (RJ), o novo Plano Safra, destacando que o objetivo não é estabelecer uma relação de 'casamento' com o setor agropecuário, mas sim impulsionar a economia brasileira e promover a ascensão da classe média. Durante a cerimônia, Lula revelou que, em seus três Planos Safras, foram disponibilizados R$ 1,7 trilhão para o agronegócio, incluindo a agricultura familiar, um valor que representa o dobro do que foi investido na gestão anterior.
O presidente enfatizou que o investimento não visa conquistar a aprovação do setor agropecuário, que frequentemente critica sua administração. 'Não fazemos isso na perspectiva de que o agronegócio vai gostar de Lula. Não estou propondo casamento. Faço isso porque o agronegócio é importante para a economia brasileira', afirmou.
O evento contou com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, além de outras autoridades, que participaram do anúncio de investimentos da Petrobras em refino e petroquímica.