O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira, 24, que sua vitória nas eleições presidenciais é resultado do apoio do povo brasileiro, especialmente da região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Durante um discurso em Minas Novas, Lula enfatizou que não deve sua eleição a ninguém, exceto aos cidadãos que o elegeram. Ele ressaltou a importância das políticas sociais que possibilitam a inclusão de pessoas de baixa renda na educação superior.
Na cerimônia, Lula anunciou uma série de entregas interministeriais nas áreas de educação, igualdade racial, direitos humanos e povos indígenas. O presidente destacou seu retorno à região como uma forma de reconhecer e valorizar os saberes locais, reforçando o compromisso de seu governo com a justiça social.
Lula também abordou a questão da justiça fiscal, afirmando que o governo está redistribuindo recursos para beneficiar os mais necessitados. "Estamos tirando de quem come 10 vezes por dia para dar a quem só come uma ou duas vezes", declarou. Ele mencionou a Nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que visa reduzir os custos de energia para a população de baixa renda, e afirmou que ainda há muito a ser feito para melhorar as condições de vida dos mais pobres no Brasil.