O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou, nesta sexta-feira (4), em Duque de Caxias (RJ), seu apoio ao fim do uso de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo em que reafirmou que não abrirá mão do petróleo brasileiro para exploração por terceiros. Durante uma cerimônia de anúncio de investimentos da Petrobras em refino e petroquímica, Lula destacou a importância de uma transição energética responsável, sem comprometer as riquezas do país.
Lula enfatizou a necessidade de mais investimentos em pesquisa para a descoberta de novos reservatórios de gás e petróleo, afirmando que a Petrobras é uma "bússola" para a economia brasileira. "Quando a Petrobras vai bem, a economia vai bem", declarou o presidente, que se disse orgulhoso da estatal e de suas contribuições ao desenvolvimento econômico do Brasil.
Além disso, Lula reiterou a importância de programas sociais, como a concessão de gás para a população e financiamento de motos para entregadores por aplicativo, como formas de intervenção no mercado para reduzir preços. Ele também elogiou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacando sua inteligência e capacidade de liderança, apesar de uma percepção pública equivocada sobre sua personalidade.
A declaração do presidente ocorre em um contexto de crescente debate sobre a transição energética e a necessidade de alternativas sustentáveis, refletindo a complexidade das questões ambientais e econômicas que o Brasil enfrenta atualmente.